quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Importância do SIG para as Empresas

Geralmente há dificuldade para avaliar, de forma quantitativa, a melhoria no processo decisório gerada pela implementação do sistema de informações gerenciais. Entretanto a avaliação pode ser feita com base numa lista de hipóteses sobre os impactos da implementação do sistema na empresa, propiciando ao executivo, um entendimento genérico de sua importância. Dentre esses hipotéticos benefícios gerados à empresa, podemos citar:
• Redução dos custos das operações;
• Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos e mais sucesso na tomada de decisões;
• Melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;
• Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
• Melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;
• Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;
• Otimização na prestação dos seus serviços aos clientes;
• Melhor interação com seus fornecedores;
• Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas.

O SIG auxilia os executivos das empresas a consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: quantidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou ao serviço final, deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associado a uma qualidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social. A produtividade não deve ser abordada como um assunto de linhas de produção. Esta deve ir até o nível de produtividade global e consolidar o comprometimento de todos para com os resultados parciais e globais da empresa.

Para que a empresa possa usufruir as vantagens básicas do sistema de informações gerenciais, é necessário o envolvimento adequado da administração com o SIG, a competência por parte das pessoas envolvidas (cada um de acordo com sua função dentro do sistema), o uso de um plano-mestre, o apoio catalisador de um sistema de controladoria (contabilidade, custos e orçamentos), a adequada relação custo x benefício e, é claro, o conhecimento e a confiança no SIG.

Com o intuito de evitar erros oriundos dos sistemas de informações gerenciais, atualmente trabalha-se com sistemas em tempo real. Esse método atual proporciona sistemas mais eficientes e devidamente integrados às decisões empresariais.

7 comentários:

  1. Poderiam acrescentar também as características gerais para o desenvolvimento dos relatórios. Algumas características são: Ajustar cada relatório às necessidades de seus usuários, gastar tempo e esforços produzindo apenas relatórios que sejam de alguma utilidade, prestar atenção no conteúdo e na disposição das informações nos relatórios, usar o gerenciamento fazendo relatórios de exceções, ajustar os parâmetros com cuidado, produzir os relatórios com pontualidade, revisar periodicamente os relatórios.

    ResponderExcluir
  2. Para que um SIG possa funcionar corretamente, além dos quesitos acima citados, são necessárias fontes de dados associadas, externas e internas. As fontes internas podem ser: armazem de dados, diversos sistemas de processamento de transações ou sistemas ERP; as externas clientes: concorrentes, fornecedores ou outras fontes como a internet. Essas fontes são processadas pelo SIG gerando relatórios de informações valiosas para o acompanhamento da vida da empresa. Esses relatórios podem ser: agendados (diário, mensal ou semanal), de indicador-chave (Um resumo do dia anterior, servindo para tomada de ações corretivas rápidas de aspectos relevantes do negócio, como níveis de estoque), sob demanda (são produzidos por requisição e fornecem informações padrão, por exemplo rasteamento da partida até a chegada de uma encomenda), relatório de exceções (produzidos sempre que ocorrem imprevistos que necessitem de atenção da administração da empresa e servem para o monitoramento de aspectos cruciais ao sucesso da empresa. Quando se produz um desses relatórios, deve ser tomada alguma providência), relatórios detalhados (torna possível visualizar informações em diversos níveis de detalhes).

    ResponderExcluir
  3. O SIG e proposto como uma ferramenta essencial para implementar a modernizacao da gestao da instituicao,alem disso,o SIG integra tambem os dados de outros orgaos governamentais ligados a Universidade,tais como CNPq (plataforma Lattes) e a CAPES (dados da pos-graduacao).

    ResponderExcluir
  4. levando em consideração que algumas dessas informações são estratégicas para a empresa e seu funcionamento. Como é feita a segurança da circulação dessas informações pelo sistema.

    ResponderExcluir
  5. Dentre esses beneficios à empresa, podemos citar tambem:
    - Estimulo de maior interação entre os tomadores de decisão.
    - Fornecimentos de melhores projeções dos efeitos das decisões.
    - Redução do grau de centralização de decisões na empresa.

    ResponderExcluir
  6. Definir as entradas e saídas de dados em um sig.
    Apresentar os aspectos funcionais de um sig.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a explicação. Vai me ajudar muito. Obrigada.

    ResponderExcluir